- O uso de redes sociais é parte da competência digital, que é uma das competências-chave para a aprendizagem no século XXI. (Gutiérrez Martín & Tyner , 2011)
- Integrar as mídias sociais e ambientes virtuais de aprendizagem em sala de aula é uma necessidade para evitar o aumento desta lacuna digital. Os alunos utilizam diversos meios/mídias para gerenciar informações e aprender dentro e fora da sala de aula. (Buckingham , 2008)
- Não podemos continuar a ensinar no século XXI como no século XIX. Para a educação de qualidade é necessário integrar novas mídias de gestão de informações e comunicação global, onde as redes sociais são uma parte importante. (Irazábal , 2012)
- O professor deve desenvolver as habilidades digitais necessárias que permitam apreciar a necessidade de incorporar as novas mídias para uma aprendizagem mais eficaz e atualizada. (Gil Mediavilla , 2013)
- O problema não é do computador e da conectividade. Os alunos estão conectados fora da sala de aula e usam regularmente as redes sociais. (Gisbert & Esteve, 2011)
- Para fazer uso eficiente de ambientes virtuais de aprendizagem e mídias sociais é necessária uma nova abordagem pedagógica. O aluno deve ter um papel mais ativo e criativo na sua aprendizagem. Os professores devem propor projetos de aprendizagem bem projetado, significativo, e guiá-los através dos desafios que surgem e resolução de problemas em colaboração/conexão com os outro. (Badia & Monereo , 2008)
- A capacidade de localizar e processar informações, conectar-se com nós/nodos ou fontes especializadas, é mais importante do que o que nós sabemos em determinado momento. Alimentação e manutenção de conexões é necessária para facilitar a aprendizagem contínua. (Siemens, 2007)
- É necessária a educação ligada ao desenvolvimento de novas capacidades, tais como filtragem e classificação de informações a partir da Web, participar e compartilhar em comunidades virtuais, compreender os seus próprios códigos de comunicação de contextos digitais, editar conteúdos digitais, criar e gerir a sua própria identidade digital. (Alvarez, 2012)
- O fluxo de informações dentro de uma organização é um elemento importante da eficácia organizacional. Criar fluxos de informação, gerenciá-la e distribuí-la coletivamente são atividades-chave nas organizações. Também nas escolas, eles receberiam benefícios significativos ao incluir um plano de uso de mídias sociais em seus programas educacionais. (De Haro, 2012)
- A Conectividade das pessoas permite o intercâmbio e a discussão de novas idéias e favorece a inovação. (Freire et al. , 2009)
sexta-feira, 7 de março de 2014
10 razões para uma educação conectada
Esse texto foi retirado e traduzido do Intefblog
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