sexta-feira, 4 de abril de 2014

Discutindo o potencial das hashtags



Já virou mania. A cada dia surge uma campanha que movimenta pessoas com suas opiniões e perspectivas, a partir de um tema que pode parecer comum entre milhares, milhões de pessoas. Seja em qualquer plataforma de rede social, acampar uma discussão remete ao uso de um comando que ajuda a criar conexões. Sim, a Hashtag ganha força cada vez mais no cotidiano das pessoas.

Pode parecer simples, e talvez seja. O uso das hashtags tem aumentado siginificativamente. Bem, isso é o que diz a pesquisa realizada pela SocialBakers, empresa que analisa métricas nas redes sociais mais populares, que apontou que o uso da cerquilha antecedendo uma palavra-chave se tornou cada vez mais popular no facebook, assim como já era no twitter e no instagram.

Segundo a pesquisa, o uso no twitter continua tendo a mesma frequência do ano passado. Foi pelo twitter que a hashtag ficou popular como um marcador e um hiperlink, ajudando a categorizar as mensagens. Isso se iniciou em 2009, e talvez a experiência no uso nesses anos já seja algo comum entre seus usuários. O próprio Twitter foi valorizando o comando, criando os trending topics com os assuntos mais discutidos no dia, ou os próprios usuários foram popularizando comandos de socialização, como o #ff (Follow Friday - seguir sexta-feira).

No facebook, o uso da hashtag como um hiperlink de conexão é relativamente recente (foi adotado em 12 de junho de 2013, como podemos ver aqui). Como mostra a pesquisa, o uso massivo do marcador revela que o usuário do facebook adotou a prática em seus posts. As questões são: Para que os usuários utilizam as hashtags? Será que conhecem o potencial deste comando?

Dissecando a #hashtag


Tendo a achar que a grande maioria utiliza as hashtags como palavras-chave, para destacar um assunto no post, trazer palavras não ditas, fazer marketing. 

Ao usar a hashtag, o usuário utiliza (às vezes cria) uma conexão. Ele associa seu post a um ponto que une outros posts. E é uma indexação, onde é possível referenciar o seu post para facilitar a recuperação da informação - só que, pelas redes sociais, essa indexação é colaborativa.

Utilizar a hashtag de maneira consciente permite uma gestão da informação eficiente.

Recentemente, participei do grupo que coordenou a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. Entendendo que todos os presentes eram, de fato, potenciais mídias, fez-se uma opção estratégica de utilizar hashtags definidas. Através das #ivmostra e #mostrasaude, criou-se pontos de conexão. Isso ajudaria/ajudou a:


  1. Criar uma comunicação colaborativa. Se cada um dos presentes era uma potencial mídia, então estimular a produção de informação da rede, através de um ponto de conexão, que é a hashtag, permitiu ao evento uma dimensão muito maior que teria se apenas se focasse nos meios de comunicação tradicionais (jornais, revistas, jornalistas, assessoria de imprensa);
  2. Facilitar na recuperação de informação. Hoje o mundo está conectado, existem diversos meios de comunicação, e ir atrás do conteudo produzido por milhares de pessoas seria um trabalho árduo. Através das hashtag, é possível direcionar a busca pelas informações dos presentes nas redes sociais que usam o comando. 
  3. Criar uma memória viva. O evento acabou, mas o uso da hashtag ainda continua. É o repositório orgânico. Se os organizadores quiserem, podem movimentar este repositório, solicitando psts, incentivando a construção contínbua da memória.



A experiência foi eficiente no que se propôs. Talvez os participantes que fizeram uso da hashtags não tenham feito de maneira consciente com o que estava sendo proposto. Mas de alguma maneira ele se conectou a outros. E se fez uma rede. Bem, seria legal se todos soubessem aproveitar este potencial.

E a #hashtag na educação?

Bem, a partir do que vimos até aqui, dá pra ter uma ideia de como este comando pode criar uma série de coisas. Para o processo de educação e aprendizagem, a hashtag pode ser muito útil. Com base no que vimos, ele pode ajudar na (1) comunicação colaborativa, permitindo que as discussões sejam coletivizadas para uma participação para contribuir e construir o conhecimento (e fazer com que a discussão da aula ganhe uma dimensão maior, pois permite que outros atores participem); (2) facilidade de recuperação da informação, o que ajuda o aluno a formar sua aprendizagem de maneira individual e autônoma, e a turma, de maneira colaborativa; (3) construção de uma memória viva, com a participação de todos os envolvidos na aprendizagem.


Referências:

Gizmodo. A #hashtag está prestes a se espalhar para um bilhão de usuários. Mas por que ela foi criada? Acesse: http://gizmodo.uol.com.br/historia-hashtag/

SocialBakers. Hashtags Increasingly Popular on Facebook. Acesse: http://www.socialbakers.com/blog/2143-hashtags-increasingly-popular-on-facebook

Twitter. O que são os marcadores (símbolos de "#")? Acesse:  http://support.twitter.com/articles/255508-o-que-e-um-marcador


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