quinta-feira, 2 de abril de 2015

Lançando o seu curso EAD: 15 coisas para checar


Esse texto é baseado (com algumas modificações)
 no post de Christopher Pappas, no site eLearning Industry


Sabemos que você trabalhou de maneira aplicada para desenvolver todo o material do seu curso à distância, as atividades, apresentações, vídeos, blocos de texto e elementos gráficos. Tudo foi trabalhado de maneira cuidadosa. Mas é preciso deixar ele bem afinado para que não tenhamos surpresas quando ele estiver ativo, não é?

Por isso, guarde um tempo importante em suas tarefas para a verificação final antes do lançamento. Esse texto traz 15 dicas para você conferir antes de ativá-lo. 




1 - Aprendizagem que atenda as metas e os objetivos.

É aconselhável percorrer todo a estrutura pedagógica e se perguntar se todos os elementos que você incluiu, de textos a gráficos, atendem aos objetivos de aprendizagem do curso. Tudo deve ser relevante e ajudar os seus alunos a compreender de forma mais eficaz o assunto, em vez de distraí-los da experiência de educação à distância.

2 - Gramática, pontuação e ortografia.

É extremanente importante verificar seu curso para garantir que todas as suas vírgulas, pontos de exclamação e pontos finais  estão em seu devido lugar. Além disso, verificar a ortografia de cada bloco de texto, mesmo aqueles que são parte de um vídeo ou uma imagem, para se certificar de que tudo é impecável. Lembre-se, erros ortográficos e gramaticais pode parecer insignificantes, mas eles podem diminuir a qualidade global do seu curso, fazendo com que pareça menos credível e organizado.

3 - Cada unidade de aprendizagem é auto-suficiente.

Cada unidade de aprendizagem que você criou (o que é uma lição ou módulo que pode suportar as suas próprias metas e objetivos de aprendizagem), deve dar a seus alunos um olhar em profundidade em um determinado tópico. Então, certifique-se de que todas as suas unidades de aprendizagem são auto-suficientes, e que eles se encaixam no quadro geral do seu curso a distância como um todo.

4 - Integração com o seu contexto.

O seu curso está alinhado com a imagem da marca da sua instituição? É um reflexo do tema que você está tentando abordar, e que ajuda a criar um ambiente de aprendizagem eficaz e memorável para o seu público?

5 - Indicadores do curso para uma visão geral / progressão.

Seus alunos são capazes de acompanhar o seu progresso durante a sua participação no curso? Você informou os indicadores que podem ser usados de forma rápida e convenientemente para ver o quão longe eles avançam, quais tópicos já foram exploradas, e que outras lições eles vão explorar no futuro próximo? Isso lhes dará o impulso extra de motivação que precisa para se tornar participantes ativos.
vejam, essa não é uma questão apenas tecnológica. O aluno precisa saber se está inserido de fato no curso.

6 - Navegação simples e direta.

A navegação do seu curso a distância deve ser o mais clara possível. Ela deve facilitar o aluno a encontrar os ícones de navegação, o link de página inicial, o acesso aos espaços importantes do curso. Além disso, certifique-se de que cada botão está ativo e que aparece no mesmo lugar em todas as páginas para evitar confusão.

7 - Conteúdo salienta benefícios e aplicações do mundo real.

Cada peça de conteúdo deve amarrar os benefícios e as aplicações da matéria do mundo real. Caso contrário, seus alunos não vão ver o valor real de conclusão do curso a distância e, portanto, não são propensos a se envolver no processo de aprendizagem.

8 - O uso eficaz de ferramentas de feedback.

Quando os alunos completam um cenário de simulação, ou de avaliação, você está fornecendo-lhes o feedback eficaz  que necessitam para tirar o máximo proveito de sua experiência? Pelo modelo ideal de aprendizagem, os alunos devem ser reforçadas positivamente a cada passo do caminho, para que eles possam aprender com seus erros. Certifique-se de que você está usando ferramentas de feedback e técnicas para dar aos seus alunos o apoio de que necessitam.

9 - Elementos multimédia são suportados por todos os navegadores.

Os alunos vão estar acessando seu curso em uma variedade de diferentes plataformas e navegadores. É por isso que é importante verificar se os seus elementos multimídia podem ser vistos em uma variedade de navegadores. O áudio e vídeo usados por você são otimizados para visualização na web? Será que eles ainda são ferramentas de aprendizagem eficazes se forem vistos em diferentes resoluções de tela?

10 - De recursos e de referência links adicionais.

Você incluiu todos os links de referência para todo o conteúdo necessário? Existem links de recursos adicionais que você gostaria de oferecer a seus alunos, para que eles possam acessar vídeos, artigos ou sites externos que podem ser benéficas?

11 - Links estão ativos e relevantes.

Verifique se todos os links estão ativos e se eles vão aparecer em uma nova janela do navegador (abrir uma nova aba). Este passo, no entanto, também deve ser feito periodicamente depois de ter lançado o curso, só para ter certeza de que os links ainda estão ativos.

12 - Funcionalidade de formulário

Poucas coisas são mais frustrante do que tomar o tempo para preencher um formulário, clicando no botão enviar, e depois de ler uma mensagem de erro informando que o formulário não pode ser enviado por um motivo ou outro. Então, certifique-se de que seus formulários estão todos ativos e que você tenha especificado onde devem ser enviados.

13 - O acesso é realmente amigável em dispositivos móveis?

Ver seu curso em diferentes tipos de dispositivos móveis, se possível, para verificar se você pode acessar todo o conteúdo. Além disso, garantir que ele ainda mantém a sua capacidade de resposta e seu apelo estético quando ele é visualizado em uma tela menor.

14  Avaliações para medir com precisão o conhecimento do aluno.

Você criou questionários, exames e testes  que estão realmente servindo para avaliar o conhecimento do aluno? Você usou o formato certo das questões (de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, etc) com base no assunto? Você usou a quantidade certa de perguntas ou encaminhamentos para os seus alunos, ou são excessivamente difíceis? Ou simplificadas?

15 - Resumos de aula que destacam tópicos-chave.

Certifique-se de incluir resumos no final de cada módulo, bem como um breve panorama no início, para que seus alunos estejam cientes das ideias-chave ou princípios que precisam para tirar de cada aula.

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Lembre-se, enquanto esse processo pode exigir tempo e esforço, você vai economizar a dor de cabeça de ter que fazer essas alterações necessárias após a implantação e após os seus alunos já percerebem os erros no curso.

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